Alunos do UniSenai PR transformam passarela do Boqueirão Fashion 2025 em celebração da arte popular
FIQUE POR DENTRO
Alunos do UniSenai PR transformam passarela do Boqueirão Fashion 2025 em celebração da arte popular
Evento apresentou criações que unem cultura, identidade e o olhar inovador de futuros designers
O Boqueirão Fashion 2025 encerrou sua 9ª edição transformando a Rua da Cidadania do Boqueirão no grande palco da moda curitibana. Durante quatro dias de evento, de 28 de julho a 1º de agosto, o público pôde acompanhar uma programação intensa que envolveu desfiles, oficinas, cursos e atividades voltadas para crianças, adultos e apaixonados por moda.
Ao todo, foram 15 desfiles que contaram com a participação de mais de 256 designers e a apresentação de cerca de 300 looks autorais, levados à passarela por 80 modelos. Entre as atrações do dia 1º de agosto, o desfile dos alunos do UniSenai PR foi um dos pontos altos da programação, mostrando que a moda pode ser democrática e profundamente conectada à cultura local.
Jonas Rocha, professor de Design de Moda do UniSenai e mentor do projeto, destacou que a experiência é enriquecedora e única para os estudantes. Segundo ele, as expectativas para o evento são elevadas, já que os alunos têm a chance de vivenciar, na prática, o cotidiano de um designer de moda – algo que nem sempre ocorre durante a graduação. O processo criativo, conforme explicou, teve como inspiração a arte popular de Curitiba e envolveu encontros dedicados ao estudo de formas, palavras, texturas, cores e artistas locais. “Oferecemos toda a mentoria necessária para que eles pudessem desenvolver as peças e, agora, apresentamos à comunidade o resultado dessa criação coletiva”, completou.
Valorização do trabalho manual e artesanal
Já Andrea Schieferdecker, coordenadora do curso de Tecnologia em Design de Moda do UniSenai PR, ressaltou o caráter inovador e democrático do projeto. “Selecionamos alunos que demonstraram interesse e propuseram conexões entre moda e arte popular. O resultado é um desfile que traduz referências urbanas, como a xilogravura, cenas cotidianas — como uma noiva que entra no biarticulado ou alguém que carrega frutas na feira —, e expressões de artistas populares curitibanos. São criações que unem arte popular, vida urbana e design de moda”, explicou.
Para as alunas Sarah Carlotto e Letícia Sequinel, que desenvolveram um look inspirado na aldeia urbana Kakané Porã, a pesquisa foi o pilar do projeto. “Não existe moda sem pesquisa. Foi ela que nos permitiu compreender a cidade, as culturas presentes e as histórias que queríamos contar”, disseram. As estudantes destacaram que o desfile, cujo tema foi Quem é convidado para essa festa?, buscou dar visibilidade a povos e culturas muitas vezes invisibilizados no cenário da moda. “Queríamos quebrar a ideia de que moda é elitizada. A moda é democrática, e nossas peças trazem essa reflexão, além de valorizarem o trabalho manual e artesanal, carregado de afeto e identidade.”
Todo o talento e criatividade apresentados pelos alunos e demais participantes do evento homenagearam a “Cultura Popular de Curitiba”, evidenciando figuras e elementos marcantes da vida na capital. O Boqueirão Fashion, que nasceu no Boqueirão, hoje ultrapassa fronteiras e se consolida como um dos maiores encontros de moda gratuitos do país. Com a participação e dedicação de centenas de profissionais envolvidos direta e indiretamente na produção, o evento cresce a cada edição e se firma como símbolo de união, inclusão e valorização cultural.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
Clique no qr-code para acessar.