Se você gosta de física e de matemática e tem vontade de criar projetos inovadores para diferentes setores industriais, a Engenharia Mecânica é a sua escolha certa. 

Por conter mecânica no nome, muitos acham que essa engenharia trabalha apenas para o setor automotivo, mas esse Engenheiro é, na verdade, o profissional mais dinâmico para qualquer segmento industrial. 

Com duração de 5 anos, ao final da graduação o Engenheiro Mecânico detém habilidades e competências para atuar em todas as etapas do desenvolvimento de projetos relacionados à sistemas mecânicos; da construção e análise, à manutenção e operação do produto final. 

E os salários também são bem interessantes, variando de R$ 9.000,00 a R$ 18.000,00, dependendo do cargo e do tempo de experiência na área, segundo sites especializados como salario.com.br. 

Além disso, o Engenheiro Mecânico muitas vezes também atua em parceria com outros engenheiros, como eletricistas, aeronáuticos, de produção e de automação, para o desenvolvimento e execução de projetos. 

E sobre as áreas de atuação, além de indústrias fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos mecânicos robotizados, o Engenheiro Mecânico encontra muitas outras possibilidades, como: 

 

  • Empresas de manutenção e reparos  

  • Empresas integradoras de sistemas de automação e mecânica industrial 

  • Indústrias de software e tecnologias alinhadas ao perfil industrial 4.0   

  • Gestão industrial metal mecânica 

  • Laboratórios de controle de qualidade 

  • Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas mecânicos 

  • Indústrias aeroespaciais, metal mecânica, materiais, automobilística

  • Montadoras industriais, siderúrgicas, mineradoras, petrolíferas 

No UniSenai PR em Londrina, por exemplo, a graduação em Engenharia Mecânica foi avaliada com Nota Máxima (5) pelo MEC, considerada uma graduação de referência e com alto nível de excelência. 

Em Curitiba, a Engenharia Mecânica da unidade CIC do UniSenai PR recebeu Nota 4, também considerada uma pontuação de excelência segundo o portal do MEC. 

Concorra a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Mecânica 

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Mecânica no UniSenai PR tem até às 9h do dia 15 de junho de 2024 para realizar inscrição na 1ª edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Inverno 2024.

A prova acontece no sábado, 15 de junho de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital de Vestibular de Inverno 2024.2.

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato.

Nota do ENEM também é porta de entrada  

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram em qualquer um dos componentes avaliados, incluindo a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas na página unisenaipr.com.br/sou-candidato.
 

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.