Imagine criar um robô a partir de uma impressora 3D e, por meio dele, colaborar de maneira positiva para a saúde do trabalhador dentro da indústria, aumentando também a eficiência logística no processo industrial. Foi exatamente isso que os acadêmicos do 5º período do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial, em Londrina, fizeram ao longo de 2021 durante a Jornada de Aprendizagem

“A indústria M. Diaz Branco nos apresentou um problema de paletização, que hoje é feito manualmente dentro da empresa. Após estudos e visitas técnicas, propusemos a utilização de um robô paletizador para executar o mesmo trabalho realizado hoje pelos funcionários, porém, reduzindo lesões e problemas de saúde em decorrência de atividades repetitivas, além de colaborar com a eficiência logística ao executar o serviço com a mesma qualidade”, explica o acadêmico Raul Rodrigues. 

O futuro tecnólogo em Automação Industrial conta ainda que além de demonstrar como a operação robotizada funcionaria na prática, o robô foi construído inteiramente com peças produzidas em impressora 3D. “O robô foi construído inteiramente na impressora 3D e pode ser operado manualmente ou de modo automático; basta apertar um botão para que se movimente com uma rotina pré-definida”, explica Raul, que já trabalha dentro da sua área de formação como estagiário de Manutenção Eletrônica na Amcor Flexibles, indústria líder global no desenvolvimento e produção de embalagens. Segundo ele, a partir dos conhecimentos adquiridos durante os desafios dessa Jornada de Aprendizagem foi possível apoiar no processo de manutenção de um robô dentro da indústria em que está inserido. “Com o conhecimento que adquiri durante esse projeto pude ajudar meus colegas de trabalho na manutenção do sistema de funcionamento por motores de passo em um dos robôs da indústria em que estou inserido, pois percebi que esse sistema era exatamente o mesmo que utilizamos no nosso robô durante a Jornada de Aprendizagem dentro do UniSenai PR”, acrescenta. 

“O desafio estava em apresentar uma solução do processo de paletização por meio de manipuladores robóticos. Para isso, iniciaram um estudo de viabilidade e desenvolveram um protótipo de automação do processo”, conta o professor Wesley Candido da Silva, responsável por acompanhar a equipe ao longo da Jornada. “Os alunos desenvolveram um braço articulado, entendendo as características mecânicas, elétricas e eletrônicas, além de toda a programação dos embarcados envolvidos. Com isso, conseguiram entender um dos piladores mais profundos da automação, que é a Robótica. Além desse entendimento, eles apresentaram, de maneira positiva, o estudo de uma solução para um processo que hoje é ponto de atenção dentro da indústria”. 

Para o Prof. Dr. Vicente Gongora, coordenador de Educação do UniSenai PR, em Londrina, o engajamento e a motivação dos alunos durante a construção do projeto foram fatores de destaque para a solução do projeto. 

“O projeto se encaixa perfeitamente ao perfil profissional do egresso estabelecido no projeto pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. O robô foi construído a partir do zero, tendo em vista a demanda da indústria. Professores e alunos visitaram a empresa e planejaram todos os passos para adequar as situações de aprendizagem com foco na solução da demanda estabelecida”, comenta Gongora. “Percebemos que o trabalho motivou de sobremaneira os alunos e naturalmente houve um forte engajamento, além da inserção de conteúdos inovadores e complementares ao aprendizado. Percebemos um enorme sentimento de pertencimento ao fazerem parte de um projeto real e o ponto forte dessa Jornada de Aprendizagem foi, de fato, a experiência de trabalharem na resolução de um problema real da indústria”, finaliza Gongora, que é doutor em Engenharia Elétrica pela USP.

O robô paletizador foi desenvolvido pela equipe de acadêmicos Anderson Henrique, Bruno Pegoraro, Diego Osmundo, Edgar Henrique, Everton Pecorari, Henrique Battu, Moacir Demicheli, Raul Rodrigues e Wagner Soares, que hoje estão no 5º período do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do UniSenai PR em Londrina. 

Jornada de Aprendizagem também desenvolve as Soft skills

“A Jornada de Aprendizagem é uma metodologia que deixa o aprendizado significativo e faz com que o aluno tenha aproximação com a indústria, além de uma vivência real do mercado de trabalho”, comenta o professor Wesley. “Além disso, é importante destacar que a Jornada de Aprendizagem também desenvolve o perfil profissional do aluno em outros pilares como trabalho em equipe, empreendedorismo, inovação e proatividade; competências hoje extremamente importantes e extremamente requisitadas em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”.

Tecnologia em Automação Industrial conquista nível de excelência pelo MEC

Com orgulho a Graduação Superior em Tecnologia em Automação Industrial, em Londrina, foi reconhecida com a Nota Máxima (5) pelo Ministério da Educação (MEC), figurando entre as graduações de referência no Brasil. 

E não é só isso! Os cursos de bacharelado em Engenharia de Software e bacharelado em Engenharia Elétrica também forma reconhecidos no Nota 4, pontuação para graduações que apresentam bom nível de qualidade perante o MEC. Além disso, a metodologia aplicada na graduação para Engenharia de Software obteve nota máxima (5), assim como os Laboratórios específicos da Engenharia Elétrica e sua metodologia. 

“Esse reconhecimento atesta a nossa qualidade e nossa entrega de excelência para formação profissional, mostrando que a nossa unidade, aqui em Londrina, segue firme no propósito de tornar-se referência no Ensino Superior para nossos cursos de bacharelado e pós-graduação”, afirma o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica e de pós-graduação em Engenharia de Automação Industrial, Prof. Dr. Vicente Gongora. 

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