No UniSenai PR, a Jornada de Aprendizagem  é uma disciplina transversal e um verdadeiro campo de testes para a aplicação prática do conhecimento acadêmico.

Recentemente, os alunos Alisson Antônio dos Santos, Alessandro Manoel Cruz, Luís Felipe da Silva Maciel, Oswaldo Felipe da Silva Costa e Ricardo Joaquim Margonar, do 7º período do curso de Engenharia Elétrica do UniSenai PR em Londrina, se destacaram em um projeto desafiador.

Eles demonstraram todo o potencial da formação prática, com foco na solução de problemas reais dos setores de energia e automação, áreas em que a Engenharia Elétrica está inserida.
 

“Os alunos trouxeram metodologias que aplicaram na prática, gerando insights valiosos para nós. Eles conseguiram equilibrar o comercial e o criativo de maneira que faz sentido para o mercado atual”, disse Claudia de Lara, designer de moda na GRAMA.

Desafio real, solução inovadora

Nesse desafio, o foco do projeto estava em identificar falhas mecânicas e elétricas comuns, como vibração excessiva e aumento de temperatura, que podem comprometer a eficiência e a segurança operacional das indústrias que utilizam motores de indução (um tipo comum de motor elétrico).

O destaque do nosso projeto foi o resultado obtido. Chegamos a uma solução eficaz utilizando componentes de baixo valor. Utilizamos algumas ferramentas computacionais para desenvolver um equipamento similar aos tradicionais da indústria, sem elevar o custo do projeto”, conta Oswaldo.

O Projeto, desenvolvido em colaboração com a indústria, contou com a orientação do professor Renato Kazuo Miyamoto e teve como foco a execução de um sistema capaz de medir e monitorar, por meio de sensores de baixo custo, o desempenho desses motores de indução, considerando três parâmetros importantes para a indústria: vibração, temperatura e corrente.

  • Vibração: monitora se o motor está funcionando corretamente ou se há falhas mecânicas.
  • Temperatura: garante que o motor não superaqueça, o que poderia causar danos.
  • Corrente: verifica se o consumo de energia está adequado ou se há algum problema elétrico.


A solução, foi criar um sistema que monitora a vibração de maneira contínua, permitindo o acompanhamento à distância, por meio de uma Interface Homem-Máquina (IHM), e registro de dados para uma gestão mais eficiente de máquinas e processos.

Jornada de Aprendizagem: metodologia prepara os profissionais do presente, mas de olho no futuro

Ao integrar os desafios reais da indústria ao currículo acadêmico, o UniSenai PR, por meio das suas Jornadas de Aprendizagem, prepara seus alunos para o mundo do trabalho e contribui para o avanço da tecnologia e inovação no setor industrial.

Comparado as outras instituições de ensino, considero a Jornada de Aprendizagem um diferencial extremamente importante e eficaz. Ela traz benefícios para todos os alunos, possibilitando uma experiência muito necessária para àqueles que nunca tiveram contato com a indústria”, diz Oswaldo. “Já para os que tem ou já tiveram essa oportunidade, se beneficiam com a troca de experiencia e conhecimento das mais variadas áreas do setor industrial, possibilitando que ao concluírem a graduação, todos estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho ou alavancar a carreira profissional”, completa.

Vestibular 2025: prepare-se para o futuro na Indústria 4.0

Se você também busca uma formação voltada para a prática, com projetos reais e uma preparação sólida para o mundo do trabalho, o UniSenai PR é o lugar certo. Inscreva-se no Vestibular 2025 do UniSenai PR e faça parte de uma instituição que valoriza o aprendizado aplicado na prática e forma profissionais prontos para a indústria.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.