A ascensão de novos modelos de negócios e tecnologias faz do Direito uma área bastante promissora para quem busca, por exemplo, trabalhar nos setores industriais. Isso porque, partindo de um cenário globalizado e diante de avanços tecnológicos, a indústria apresenta muitas problemáticas e necessita estar alinhada com esses novos desafios.

Esse mercado exige profissionais cada vez mais familiarizados com as rotinas e burocracias da área e que entreguem soluções práticas e efetivas aos problemas apresentados pelo setor.

Uma vez aprovado no exame de admissão à Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o Bacharel em Direito poderá atuar, dentro da indústria, com diversas áreas do Direito, como:

  1. Direito Digital e Proteção de dados;

  2. Segurança e Sigilo de Informações;

  3. Marcas e Patentes;

  4. Questões trabalhistas que envolvem a indústrias e seus funcionários;

  5. Direito civil com atuação em contratos, obrigações e responsabilidade civil;

  6. Direito Tributário;

  7. Direito Ambiental;

  8. Direito Empresarial;

  9. Direito Internacional, entre outras possibilidades.

 

No campo da propriedade industrial, é o Advogado que garante o direito da indústria sobre suas patentes, registros de marca e desenhos industriais

No campo da propriedade industrial, por exemplo, o advogado é de suma importância, pois atua como especialista apto a dar o suporte necessário para garantir os direitos de uma indústria sobre suas patentes de invenção e inovação, modelo de utilidade, registro de marca e registro de desenho industrial.

Justamente por conhecer todos os trâmites legais, o jurídico, como também é conhecido o setor com advogados dentro de uma indústria, detém todas as habilidades e competências para realizar a análise individualizada de como a indústria deve proceder para ter sua propriedade industrial protegida.

Esse profissional ainda evita que a indústria seja alvo de concorrência desleal, entre outras práticas que possam prejudicar o negócio.

 

Advogados Corporativos têm salários interessantes

Em termos de remuneração, o salário médio dos Advogados Corporativos, como também são conhecidos os profissionais que trabalha nos departamentos jurídicos e empresas e indústrias é interessante.

O valor varia de R$ 7.000,00 a R$ 12.000,00, podendo aumentar, e muito, dependo dos níveis de especialização, habilidades e competências adquiridas na área, além da experiência e tempo de atuação.
Mas não é apenas na indústria que o profissional de Direito encontra boas oportunidade.

Uma vez aprovado na OAB, o Bacharem em Direito poderá atuar em todas as áreas e competências exclusivas dos advogados

  • Advocacia;

  • Consultoria Jurídica;

  • Magistério de disciplinas de conteúdo jurídico;

  • Magistratura;

  • Ministério Público;

  • Procuradorias Municipais, Estaduais ou Federal;

  • Defensoria Pública Estadual ou Federal;

  • Delegado de Polícia Estadual ou Federal;

 

Para trabalhar na Indústria e setores empresariais, Direito é no UniSenai Paraná

Com um corpo docente formado por mestre e doutores, os alunos de Direito do UniSenai Paraná testam, na prática, desde o primeiro período da graduação, toda a teoria de sala de aula por meio da disciplina transversal Jornada de Aprendizagem.
Presente do 1º ao 10º período, a Jornada de Aprendizagem possibilita que os alunos tenham contato direto com desafios reais do mercado, trazidos, com exclusividade por jurídicos de indústrias parceiras.
Entre os desafios estão temas como:

  1. Responsabilidade jurídica;

  2. Prática civil;

  3. prática penal, processual penal e sentença e recurso;

  4. prática trabalhista;

  5. Meios alternativos de resolução de conflitos (negociação, mediação e arbitragem) e defesa do consumidor.

Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) coloca à prova a formação acadêmica durante os anos da graduação

A graduação em Direito tem duração de cinco anos e é no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) que os futuros Advogados colocam à prova todos os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula.

Esse é o órgão encarregado de implementar, orientar, supervisionar e controlar as atividades de estágio dos alunos do curso de graduação em Direito.Além disso, o NPJ concentra a atribuição do ensino da prática jurídica aos acadêmicos, por meio do atendimento à comunidade carente. Por meio do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, essa prática proporciona ao acadêmico a realização do estágio de prática jurídica.

 

Concorra a uma bolsa de estudos para cursar Direito

Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Direito no UniSenai PR tem até às 9h do dia 15 de junho de 2024 para realizar inscrição na 1ª edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Inverno 2024.

A prova acontece no sábado, 15 de junho de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.

Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.

O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital de Vestibular de Inverno 2024.2.

Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato.

 

Nota do ENEM também é porta de entrada

Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram em qualquer um dos componentes avaliados, incluindo a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.

Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas na página unisenaipr.com.br/sou-candidato.
 

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.