Alunos do UniSenai PR conquistam 2º lugar com projeto de inclusão
FIQUE POR DENTRO
Alunos do UniSenai PR conquistam 2º lugar com projeto de inclusão
Equipe do curso de Administração apresentou solução para mapear instituições acessíveis a pessoas com deficiência e neurodivergentes
Uma equipe de alunos do curso de Administração do UniSenai PR, denominada Rumo Certo, conquistou o segundo lugar no IDEAthon TransFORMAR 2025, competição nacional que reúne estudantes de diferentes áreas e instituições para desenvolver soluções inovadoras com impacto direto na sociedade e no mercado.
O desafio escolhido pelo grupo teve foco na inclusão educacional, com ênfase na acessibilidade em instituições de ensino para pessoas com deficiência (PCD) e neurodivergentes.
Segundo Felipe Edhuardo Barth, integrante da equipe, a ideia nasceu de um projeto prévio de startup que ele e os colegas João Victor e Fábio Alves haviam desenvolvido para mapear cursos e faculdades no Paraná. “Sempre que discutíamos a ideia com amigos e mentores, parecia que faltava algo. Foi então que, ao adaptarmos o projeto para incluir a acessibilidade de faculdades e criar um site que mostrasse quais instituições tinham estrutura para pessoas PCD e neurodivergentes, sentimos que havíamos encontrado o propósito certo”, contou. Para ampliar a expertise tecnológica da proposta, o grupo convidou o estudante Kauan Tillmann para colaborar no desenvolvimento do escopo.
Solução prática e inclusiva
A experiência no IDEAthon TransFORMAR 2025 foi intensa e desafiadora, mas também muito gratificante para os estudantes. “No início, confesso que estava pessimista quanto à força da nossa ideia, mas o apoio de professores e coordenadores nos deu ânimo para nos dedicar integralmente ao projeto. Tivemos apenas uma semana para adaptar e escrever a proposta, e um dia para gravar o vídeo de apresentação. Tudo foi feito com o que tínhamos, mas com muito aprendizado e colaboração”, relembrou o estudante.
O professor Marcelo Maia, que acompanhou o processo, destacou o impacto social da iniciativa e a relevância do reconhecimento obtido. “Esse resultado mostra que nossos alunos não apenas dominam técnicas de gestão e inovação, mas também têm sensibilidade para propor soluções que transformam a vida de muitas pessoas. A relevância está justamente em alinhar inclusão educacional com empregabilidade, algo essencial para reduzir desigualdades e ampliar oportunidades reais de inserção social”, ressaltou.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
Clique no qr-code para acessar.