Indústria busca cada vez mais por engenheiros mecatrônicos
FIQUE POR DENTRO
Indústrias tecnológicas buscam por engenheiros mecatrônicos
Profissionais que dominam tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0 e robótica autônoma e colaborativa ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho
Impulsionada pela automação e robótica, a Engenharia Mecatrônica é uma área em constante crescimento e que trabalha muito com a união entre hardware e software.
A profissão combina as áreas da engenharia mecânica, eletrônica e de controle para projetar e desenvolver sistemas e equipamentos que envolvam mecanismos mecânicos, elétricos e computacionais de baixa, média e alta complexidade.
Entre os exemplos de atividades desenvolvidas pelos Engenheiros Mecatrônicos estão:
Concepção e fabricação de produtos, integrando hardware e software;
Desenvolvimento de software de motores;
Criação de máquinas e dispositivos inteligentes;
Trabalho com tecnologias habilitadoras para a indústria 4.0;
Robótica autônoma e colaborativa;
Conexão de dispositivos físicos à sistemas cibernéticos.
Por ser uma profissão bastante dinâmica, Engenheiros Mecatrônicos que dominam conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de mecânica, eletrônica e de controle são requisitados pelos mais diversos segmentos da indústria.
E é justamente por isso que bons Engenheiros Mecatrônicos também se dão muito bem com as soft skills ou as chamadas habilidades comportamentais.
Isso quer dizer que saber trabalhar a análise e resolução de problemas, ter bom relacionamento e trabalho em equipe, além de boa comunicação podem fazer toda a diferença para quem busca seguir uma carreira na área.
Descubra em que tipo de lugar o Engenheiro Mecatrônico pode trabalhar
O mercado de trabalho para o Engenheiro Mecatrônico é bastante amplo e com oportunidades diversas, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além de poder trabalhar em indústrias automotiva, aeroespacial, de eletrônicos e de automação industrial, o Engenheiro Mecatrônico também pode trabalhar em:
Empresas de manutenção;
Empresas de desenvolvimento de softwares e hardwares;
Empresas desenvolvedoras de máquinas e equipamentos automáticos;
Players atuantes nos setores de máquinas, componentes e equipamentos mecatrônicos e robotizados;
Centros de P&D (pesquisa e desenvolvimento) voltados ao desenvolvimento e integração de sistemas mecatrônicos;
Montadoras industriais, siderúrgicas, mineradoras e petrolíferas;
Empresas e consultorias para gestão de processos e análise de dados;
Empresas integradoras de sistemas automatizados;
Indústrias de software e tecnologias alinhadas ao perfil industrial 4.0;
Indústrias metalmecânica, de materiais e automobilística;
Laboratórios de controle e voltadas a engenharia de análise.
Quanto ganha um Engenheiro Mecatrônico
O salário médio para um profissional formado em Engenharia Mecatrônica é de R$ 8.000,00 segundo sites especializados como o salario.com.br.
O que se aprende durante a graduação em Engenharia Mecatrônica
No UniSenai PR, por exemplo, a graduação em Engenharia Mecatrônica tem duração de cinco anos e o curso foi avaliado com Nota 4 pelo Ministério da Educação; pontuação considerada de excelência segundo o portal do MEC.
Os alunos trabalham desde os períodos iniciais com a teoria aplicada à prática em laboratório e sala de aula e entre as disciplinas da grade curricular estão matérias como:
• Design de sistemas robóticos autônomos;
• Design de software aplicado a engenharia;
• Eletrônica Digital;
• Engenharia de protótipos e modelagem 3D;
• Estatística orientada a ciência de dados;
• Inteligência artificial aplicada;
• Machine learning e visão computacional;
• Modelagem matemática e simulação;
• Projeto de software e computação em nuvem;
• Química dos materiais;
• Sistemas supervisórios IIOT, comunicação e redes industriais.
Estude Engenharia Mecatrônica no UniSenai Paraná com bolsa 100% integral
Interessados em concorrer a uma bolsa de estudos para cursar Engenharia Mecatrônica no UniSenai PR tem até às 9h do dia 15 de junho de 2024 para realizar inscrição na 1ª edição do tradicional Concurso de Bolsas para o Vestibular de Inverno 2024.
A prova acontece no sábado, 15 de junho de 2024, das 10h às 12h30, na unidade escolhida pelo candidato para cursar a graduação desejada.
Ao todo estão sendo ofertadas 40 bolsas de estudos, sendo 10 bolsas para cada uma das unidades do Centro Universitário, que tem duas unidades em Curitiba (CIC e Campus da Indústria), uma em São José dos Pinhais e uma em Londrina, conforme critérios estabelecidos no Edital.
O 1º classificado geral, por unidade, garante uma bolsa de 100%. Do 2º ao 5º colocado, por unidade, a bolsa é de 50% e do 6º ao 10º colocado, a bolsa é de 30%, conforme critérios estabelecidos no Edital de Vestibular de Inverno 2024.2.
Não existe taxa de inscrição para a prova tradicional – Concurso de Bolsas e os candidatos interessados podem verificar todas as regras e a relação completa de cursos disponíveis na página: unisenaipr.com.br/sou-candidato.
Nota do ENEM também é porta de entrada
Para os candidatos que obtiveram no mínimo 300 pontos (média final) e não zeraram em qualquer um dos componentes avaliados, incluindo a redação, também podem utilizar a nota obtida do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (2020 e posteriores), para ingresso no Centro Universitário.
Todas as informações a respeito das formas de ingresso no UniSenai PR podem ser consultadas na página unisenaipr.com.br/sou-candidato.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
Clique no qr-code para acessar.