O projeto Cactus Clean”, desenvolvido por alunos da Engenharia Mecânica do UniSenai PR em Londrina, conquistou o 3º lugar no Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária - modalidade Mecânica.

Promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), a premiação destaca iniciativas que utilizam a produção e aplicação de conhecimento para melhorar a formação dos alunos, ao mesmo tempo em que levam esse conhecimento para a sociedade.

“Acredito que essa premiação, assim como as outras que recebemos com esse projeto, serve para mostrar o potencial da nossa ideia e nos incentivar a continuar. Também vejo que uma premiação como essa pode nos trazer um grande retorno profissional, enriquecendo o nosso currículo”, disse João Victor Carvalho Parreira, integrante da equipe.

 

“Os alunos trouxeram metodologias que aplicaram na prática, gerando insights valiosos para nós. Eles conseguiram equilibrar o comercial e o criativo de maneira que faz sentido para o mercado atual”, disse Claudia de Lara, designer de moda na GRAMA.

Sobre o Projeto Cactus Clean

Desenvolvido pelos alunos André Siqueira de Jesus, Caio Rodrigues de Oliveira, João Victor Carvalho Parreira e Rodrigo Egidio Margarido, quando ainda estavam no 3º período da graduação em Engenharia Mecânica, o “Cactus Clean” é um sistema automatizado de limpeza de painéis solares, projetado para aumentar a eficiência na captação de energia solar e reduzir a necessidade de manutenção dos módulos fotovoltaicos.

A máquina, que foi criada dentro da Jornada de Aprendizagem, levando em consideração princípios de sustentabilidade e baixo custo, com o objetivo de otimizar a produção de energia e prolongar a vida útil dos painéis solares.

“Foi muito bom participar desse projeto. Ele nos proporcionou muitas experiências, como os desafios da execução e do trabalho em equipe. Tivemos contato direto com a indústria e eu pude realizar tarefas que nunca havia feito antes. Foi uma experiência completamente nova e desafiadora”, conta João Victor, que comenta também a respeito da Jornada de Aprendizagem. “Eu acredito que as Jornadas de Aprendizagem são extremamente importantes para a formação profissional. Nela, vivenciamos situações reais da indústria e realizamos atividades como planejamento de projeto, trabalho em equipe, busca por melhoria contínua, execução do projeto, além de enfrentarmos alguns apuros e desafios. Acho que tudo isso já nos deixa muito mais preparados para o mercado de trabalho”, completa.

 


Reconhecimento Acadêmico no Prêmio Crea-PR

Selecionado entre diversos outros pela sua relevância e impacto, tanto para o setor de energias renováveis quanto para a sociedade, a conquista do Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária - modalidade Mecânica, reforça o comprometimento dos estudantes do UniSenai PR com a entrega de soluções inovação e alinhadas às reais necessidades do mercado.
 

“A premiação é um reconhecimento importante para os nossos alunos e para o UniSenai PR. Isso mostra que estamos no caminho certo, formando profissionais capazes de desenvolver soluções que atendem às necessidades reais do mercado, da indústria e da sociedade”, diz Fábio Rodrigo Milanez, um dos professores orientadores do projeto.

Sobre o Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária



O Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária foi criado para incentivar a produção de projetos que conectem o ambiente acadêmico às necessidades da sociedade. Dividido em oito modalidades, como Mecânica, Civil, Elétrica e Agronomia, o prêmio também conta com uma categoria Multidisciplinar, que premia projetos que envolvem estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A iniciativa visa valorizar a extensão universitária como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.