Quem trabalha no mundo corporativo já percebeu que, nos últimos anos, estamos observando mudanças significativas no cenário dos investimentos, com uma crescente ênfase na sustentabilidade e na responsabilidade corporativa.

E bem no centro dessa revolução está o conceito de Sustentabilidade ESG – sigla em inglês para Environmental (ambiental), Social (social) e Governance (governança), que está rapidamente se tornando o padrão para avaliar o desempenho das empresas e orientar decisões de investimento.
 

Mas afinal, você sabe exatamente o que significa ESG?

A sigla ESG se refere a três pilares fundamentais que são considerados pelos investidores ao avaliar uma empresa:

•    Ambiental: este aspecto avalia como uma empresa administra seu impacto ambiental. Isso inclui práticas relacionadas à conservação de recursos naturais, redução de emissões de carbono, gestão de resíduos e uso sustentável de energia;

•    Social: o pilar social examina como uma empresa trata seus colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades onde opera. Isso envolve questões como diversidade e inclusão no local de trabalho, saúde e segurança dos trabalhadores, relações comunitárias e respeito aos direitos humanos;

•    Governança: a governança se refere às estruturas e práticas de liderança e gestão de uma empresa. Isso inclui transparência, ética nos negócios, responsabilidade corporativa, conformidade regulatória e independência dos conselhos de administração.
 

pós-graduação em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos

4 motivos que explicam por que a Sustentabilidade ESG é importante para você e para a sua organização

A adoção de práticas ESG não é apenas uma questão de responsabilidade social. Ela está se tornando uma estratégia fundamental para o sucesso a longo prazo das organizações. Confira alguns dos motivos: 

1.    Risco e Resiliência: empresas que gerenciam as questões ESG de maneira eficaz estão mais preparadas para enfrentar riscos e crises, como mudanças climáticas, escassez de recursos, escândalos de corrupção e problemas de reputação.

2.    Desempenho Financeiro: organizações com práticas ESG bem estruturadas tendem a superar seus concorrentes em termos de desempenho financeiro a longo prazo. Isso acontece justamente porque elas estão mais alinhadas com as expectativas dos consumidores, investidores e órgãos reguladores, o que pode levar a uma maior confiança do mercado e acesso a capital.

3.    Atração e Retenção de talentos: sabemos que colaboradores valorizam cada vez mais as empresas que têm um compromisso genuíno com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Logo, organizações com práticas ESG fortes têm mais facilidade em atrair e reter talentos qualificados, o que pode resultar em maior inovação e produtividade.

4.    Reputação da Marca: consumidores conscientes e investidores estão cada vez mais dispostos a apoiar marcas que demonstram um compromisso com valores éticos e sustentáveis. Por isso, se a sua empresa é vista pelo seu público-alvo como uma organização que tem questões ESG bem resolvidas, implementadas e em funcionamento, você, com certeza, tem uma vantagem competitiva bastante significativa perante o mercado em que está inserido.

Investidores levam muito em consideração as questões de Sustentabilidade ESG na hora de decidir um aporte financeiro. Descubra os motivos!

Investimentos e aportes financeiros são fundamentais para qualquer organização. A grande novidade é que, cada vez mais, os investidores estão integrando critérios ESG em seus processos de análise e tomada de decisão, e estão exigindo maior transparência e responsabilidade das empresas em que investem.

Então, se você ainda não tem boas práticas de Sustentabilidade ESG implantadas na sua empresa, o futuro do seu negócio pode estar correndo sérios riscos.

Além disso, o crescimento de fundos de investimento socialmente responsáveis (SRI) e fundos de índice ESG estão permitindo que os investidores direcionem seu capital para empresas que demonstram um forte desempenho em questões ESG.
Esses investimentos não apenas proporcionam retornos financeiros sólidos, mas também contribuem para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

À medida que mais empresas adotam práticas ESG e mais investidores incorporam critérios ESG em suas estratégias, os negócios são conduzidos de forma mais consciente e sustentável.
 

Pós em gerenciamento de obras

Faça a pós-graduação em Sustentabilidade ESG do UniSenai PR 

Se você é um profissional que está atento a este movimento e já percebeu as mudanças de mercado voltadas à valorização de práticas com foco em ESG, o UniSenai PR está com inscrições abertas para a pós-graduação em Sustentabilidade ESG.
A especialização é voltada à profissionais que:

  • desejam qualificação e aprofundamento na área de sustentabilidade, em especial ESG;

  • que atuam ou desejam atuar em empresas ou indústrias com estratégias de negócio voltadas ao ESG;

  • que precisam se aprimorar nas práticas de gestão dos processos industriais e melhores práticas de ESG com foco nos fatores ambientais, sociais e de governança.

Com duração de 12 meses e aulas presenciais on-line ao vivo duas vezes por semana, a pós-graduação em Sustentabilidade ESG do UniSenai PR está com inscrições estão abertas e todas as informações estão disponíveis na página do curso.

Para mais informações entre em contato

0800 648 0088

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.