Jornadas de Aprendizagem - Mecatrônica
FIQUE POR DENTRO
Desafios reais e soluções inovadoras na Engenharia Mecatrônica e de Produção
Em Jornada de Aprendizagem com a Almata Química, alunos criam soluções para automação industrial e inspeção de qualidade, integrando teoria e prática
A Jornada de Aprendizagem do UniSenai Paraná, em parceria com a Almata Química, desafiou os alunos do 7º período de Engenharia Mecatrônica e do 3º período de Engenharia de Produção, ambos do Campus CIC, a criarem soluções inovadoras para a automação industrial e inspeção de qualidade.
Com o tema “Concepção de Máquinas e Dispositivos”, os estudantes apresentaram propostas práticas para o diretor geral da Almata Química, Mário Cezar Baungarten Filho, fortalecendo a conexão entre a academia e o mercado de trabalho.
O desafio proposto pela indústria envolvia a criação de um sistema que alimentasse automaticamente os tubos de cola na máquina rotuladora, além de realizar inspeções de qualidade para garantir que cada tubo estivesse perfeitamente rotulado.
Mário Cezar destacou a importância dessa proximidade entre a indústria e o UniSenai PR, com foco na formação prática dos alunos para soluções alinhadas com as necessidades da indústria.
Da Jornada de Aprendizagem direto para o Mercado de Trabalho
O professor Gabriel Krebs, que também participou da mediação dos trabalhos entre o UniSenai PR e a indústria para proposição e solução do desafio, reforçou a importância da Jornada de Aprendizagem para a formação dos futuros profissionais.
“Para o aluno, não tem nada mais importante do que colocar na prática aquilo que estão aprendendo em sala de aula. A troca com a indústria proporciona uma experiência real que é extremamente valiosa. É uma vantagem para ambos os lados. A indústria procura novos talentos e resolve seus problemas, e os alunos têm contato com o mundo real, com gestores reais e problemas reais”, disse.
Preparação para os desafios reais do mundo do trabalho
A Jornada de Aprendizagem do UniSenai PR não só desenvolve habilidades técnicas e de pesquisa, mas também prepara os alunos para enfrentarem desafios reais da indústria, reforçando a conexão entre a profissão escolhida e o mundo de trabalho.
Prova disso é a estudante Luana Ludwig, do 3º período da graduação em Engenharia de Produção. Nesses dois anos de graduação, Luana já desenvolveu três projetos relacionados à Jornada, dos quais dois foram destaque e um deles conquistou o 3º lugar no Prêmio Jornada de Aprendizagem, categoria Grande Indústria.
Segundo ela, o grau de exigência e dificuldade aumenta a cada semestre, mas, como resultado, os alunos percebem a conexão real da profissão que escolheram com os desafios reais que vão encontrar no mundo do trabalho após formados.
“A cada semestre que se passa, o grau de dificuldade aumenta mais. Nesse case de agora, estamos trabalhando também com a problemática em relação à viabilidade do projeto. Precisamos trabalhar com dados de custos financeiros e payback, além de questões de softwares e isso foi um desafio bem grande em comparação com os primeiros semestres em que a gente trabalhou com desafios sociais e relacionados à tecnologia”, explicou.
Se você, assim como a Luana, também tem vontade de aprender com desafios reais da indústria, entendendo os porquês da teoria com soluções aplicas na prática, confira nossos cursos de graduação e inscreva-se em nossos processos de seleção acadêmica.
Nos vemos na indústria.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
Clique no qr-code para acessar.