Em parceria com Nishi Power, estudantes de Engenharia Elétrica desenvolvem solução para monitorar dados elétricos
FIQUE POR DENTRO
Em parceria com Nishi Power, estudantes de Engenharia Elétrica desenvolvem solução para monitorar dados elétricos
Projeto acadêmico desenvolveu sistema de monitoramento remoto e ofereceu solução inovadora para empresa de equipamentos elétricos
No UniSenai PR, a Jornada de Aprendizagem é uma disciplina transversal e um verdadeiro campo de testes para a aplicação prática do conhecimento acadêmico.
Recentemente, os alunos Alisson Antônio dos Santos, Alessandro Manoel Cruz, Luís Felipe da Silva Maciel, Oswaldo Felipe da Silva Costa e Ricardo Joaquim Margonar, do 7º período do curso de Engenharia Elétrica do UniSenai PR em Londrina, se destacaram em um projeto desafiador.
Eles demonstraram todo o potencial da formação prática, com foco na solução de problemas reais dos setores de energia e automação, áreas em que a Engenharia Elétrica está inserida.
Desafio real, solução inovadora
Nesse desafio, o foco do projeto estava em identificar falhas mecânicas e elétricas comuns, como vibração excessiva e aumento de temperatura, que podem comprometer a eficiência e a segurança operacional das indústrias que utilizam motores de indução (um tipo comum de motor elétrico).
“O destaque do nosso projeto foi o resultado obtido. Chegamos a uma solução eficaz utilizando componentes de baixo valor. Utilizamos algumas ferramentas computacionais para desenvolver um equipamento similar aos tradicionais da indústria, sem elevar o custo do projeto”, conta Oswaldo.
O Projeto, desenvolvido em colaboração com a indústria, contou com a orientação do professor Renato Kazuo Miyamoto e teve como foco a execução de um sistema capaz de medir e monitorar, por meio de sensores de baixo custo, o desempenho desses motores de indução, considerando três parâmetros importantes para a indústria: vibração, temperatura e corrente.
- Vibração: monitora se o motor está funcionando corretamente ou se há falhas mecânicas.
- Temperatura: garante que o motor não superaqueça, o que poderia causar danos.
- Corrente: verifica se o consumo de energia está adequado ou se há algum problema elétrico.
A solução, foi criar um sistema que monitora a vibração de maneira contínua, permitindo o acompanhamento à distância, por meio de uma Interface Homem-Máquina (IHM), e registro de dados para uma gestão mais eficiente de máquinas e processos.
Jornada de Aprendizagem: metodologia prepara os profissionais do presente, mas de olho no futuro
Ao integrar os desafios reais da indústria ao currículo acadêmico, o UniSenai PR, por meio das suas Jornadas de Aprendizagem, prepara seus alunos para o mundo do trabalho e contribui para o avanço da tecnologia e inovação no setor industrial.
“Comparado as outras instituições de ensino, considero a Jornada de Aprendizagem um diferencial extremamente importante e eficaz. Ela traz benefícios para todos os alunos, possibilitando uma experiência muito necessária para àqueles que nunca tiveram contato com a indústria”, diz Oswaldo. “Já para os que tem ou já tiveram essa oportunidade, se beneficiam com a troca de experiencia e conhecimento das mais variadas áreas do setor industrial, possibilitando que ao concluírem a graduação, todos estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho ou alavancar a carreira profissional”, completa.
Vestibular 2025: prepare-se para o futuro na Indústria 4.0
Se você também busca uma formação voltada para a prática, com projetos reais e uma preparação sólida para o mundo do trabalho, o UniSenai PR é o lugar certo. Inscreva-se no Vestibular 2025 do UniSenai PR e faça parte de uma instituição que valoriza o aprendizado aplicado na prática e forma profissionais prontos para a indústria.
Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC
Clique no qr-code para acessar.