Imagine o desafio: otimizar e automatizar o processo de testes de estanqueidade de luminárias utilizadas em cenários que exigem uma iluminação robusta e em áreas que tenha classificação de risco de explosão.

Que grande responsabilidade, não é mesmo?! E foi justamente esse o desafio que os alunos Carlos Adriano Sabião, Laércio Correa dos Santos, Marcelo Otávio Lucas Barbosa e William Gomes Terezio, do 3º período da Automação Industrial do UniSenai PR receberam da Potenze – fábrica de luminárias de LED para ambientes industriais.

Ao longo dessa Jornada de Aprendizagem, eles criaram uma solução automatizada focada em contribuir para a modernização dos processos da indústria, consolidando a prática e o conhecimento adquirido ao longo do curso. “A experiência de participar da jornada tem sido bem proveitosa. Estamos encarando como uma forma de aplicar todos os conhecimentos em conjunto, e isso foi um diferencial no momento de escolher o UniSenai PR”, destaca Marcelo Otávio, um dos integrantes do grupo.

E nesse projeto em específico, os estudantes aplicaram conceitos de IoT – Internet das Coisas e acionamentos industriais para desenvolver uma solução automatizada de alta precisão para o setor de testes, garantindo maior eficiência e confiabilidade no processo produtivo. “Foi um desafio bem grande, porque como é um problema real apresentado por uma indústria, isso fez com que a gente desenvolvesse muito a criatividade e o conhecimento aplicado na prática”, acrescenta.
 

“Os alunos trouxeram metodologias que aplicaram na prática, gerando insights valiosos para nós. Eles conseguiram equilibrar o comercial e o criativo de maneira que faz sentido para o mercado atual”, disse Claudia de Lara, designer de moda na GRAMA.

A experiência mão na massa

Sob a orientação do professor MSc. Eng. Ricardo Massao Kagami, o protótipo criado pelos alunos foi projetado para otimizar o controle dos parâmetros de teste, proporcionando maior precisão e segurança, além de garantir uma execução mais ágil e padronizada dos processos. “A jornada nos motiva a buscar soluções e informações além da sala de aula, além de melhorar a nossa capacidade de trabalhar em equipe”, afirma.
 


Resultados e impactos da solução

Entre as principais contribuições do dispositivo desenvolvido pelos alunos estão:

  1. Agilidade nos testes: o processo automatizado oferece maior velocidade na execução dos testes de estanqueidade.
  2. Precisão e controle: a padronização dos parâmetros garante resultados consistentes e confiáveis, eliminando variações.
  3. Segurança aprimorada: a solução minimiza a necessidade de intervenção humana, proporcionando maior segurança nas operações.
  4. Eficiência produtiva: a automatização gera ganhos significativos em termos de produtividade e controle de processos.

“Esse tipo de projeto faz a gente crescer muito em termos de conhecimento técnico. É onde a gente começa a colocar em prática o que aprendeu, além da busca por novas soluções”, completa Marcelo.

São projetos como esse, desenvolvido pelos alunos da Automação Industrial, que demonstram o valor das Jornadas de Aprendizagem como um diferencial na formação dos profissionais que estudam no UniSenai PR.

Isso significa dizer que essa integração teoria e prática, sempre em parceria com a indústria, prepara os alunos para os desafios do mundo do trabalho, possibilitando que se destaquem em cenários cada vez mais competitivos e tecnológicos.
 

Vestibular 2025: prepare-se para o futuro na Indústria 4.0

Se você também busca uma formação voltada para a prática, com projetos reais e uma preparação sólida para o mundo do trabalho, o UniSenai PR é o lugar certo. Inscreva-se no Vestibular 2025 do UniSenai PR e faça parte de uma instituição que valoriza o aprendizado aplicado na prática e forma profissionais prontos para a indústria.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Clique no qr-code para acessar.