Phygital Fashion, uma realidade para o mercado da Moda
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O Phygital Fashion já é uma realidade para o mercado da Moda
UniSenai PR recebe multinacional brasileira referência em inovação tecnológica para o mercado da moda
Quem trabalha com moda sabe que por detrás do luxo existe muita inovação e muita tecnologia; muita gente olhando os movimentos do presente e já antevendo os cenários futuros. Indústrias focadas no mercado da moda e marcas famosas, cobiçadas internacionalmente, já estão à frente, não apenas em termos de inovação, mas também com muita tecnologia.
E é aí que entra o Phygital Fashion e as peças exclusivas de marcas milionárias dentro do mundo digital, certificadas por meio das NFTs (Non-fungible Token) estabelecidas via blockchain.
E foi justamente esse o assunto do talk show com a desenvolvedora de novos negócios com foco em inovação de moda por meio da tecnologia em projetos globais na Audaces, multinacional brasileira referência em inovação tecnológica para o mercado da moda, com os acadêmicos de Design de Moda do UniSenai PR na última terça-feira, 20 de junho, durante o “Fashion Innovation Summit – descobrindo as tendências da moda digital”, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba.
“Hoje, o exemplo mais comum para que as pessoas entendam o phygital está relacionado ao uso de filtros em vídeos nas redes sociais. Querendo ou não é uma realidade aumentada, porque estamos falando de um vídeo do mundo real com uma capa criada no digital”, explica Natali Neis.
Mas daí você já deve estar se perguntando qual a relação do mercado da moda com tudo isso. E é aí que eu te respondo: TUDO!
“Para o futuro, certamente teremos nossos digital twins, que são as nossas réplicas digitais, interagindo no mundo digital através dos nossos comandos. E quem vai criar a moda para esse mundo digital?”, provoca Natali afirmando que, hoje, o mundo digital é um marketplace em pleno crescimento para o mercado da moda.
“As vendas on-line estão aumentando cada vez mais a nossa conexão com o mundo digital e isso tende a crescer cada vez mais. A moda pega o embalo disso e é um dos mercados que mais movimenta dinheiro dentro desse mundo digital, principalmente dentro dos games”, revelou ela.
Durante o evento, Natali Nais também apresentou cases famosos de aplicação de Phygital Fashion que se tornaram tendência nas semanas de moda e campanhas publicitárias pelo mundo.
“A moda na tecnologia é um assunto super em alta. A gente já fala sobre Phygital Fashion aqui na graduação e eu acredito que daqui há dois anos, quando eu estiver me formando, já estaremos inclusive montando coleções exclusivas pensando nesse universo”, diz Phaolla Laidens, acadêmica do 1º período da graduação em Design de Moda.
Aproximação com a indústria é a marca registrado do UniSenai PR
“Possibilitar que os alunos tenham contato direto com indústrias de ponta como a Audaces, que é uma multinacional referência no mercado da moda, é um super diferencial. Essa aproximação com a indústria possibilita que a gente veja, na prática, como as coisas funcionam e como isso é algo pode ser algo alcançável por nós”, acrescenta Phaolla.
Durante o Fashion Innovation Summit os acadêmicos também participaram de oficinas práticas de desenhos técnicos, modelos 3D e simulações de caimentos com os mais modernos softwares utilizados na digitalização do mercado da moda no Brasil e no mundo.
“É bem interessante trazer esse universo para os alunos, para que conheçam todas as soluções que fazem parte do dia a dia das fábricas de moda hoje. Ter contato com esse tipo de ferramenta, ainda na graduação, é algo essencial. É desse modo que os alunos saem melhor preparados para as necessidades que eles vão encontrar na indústria”, afirma a instrutora dos programas Audaces 360, Sabrina Rosset, que ministrou as oficinas e minicursos para os acadêmicos do UniSenai PR durante o evento.
“Esse tipo de oficina possibilita que os alunos tenham contato com programas e ferramentas reais, utilizadas hoje pela indústria. Esse aprendizado com certeza é um diferencial no currículo desses alunos e próximos profissionais de grandes marcas e grandes indústrias Brasil afora”, acrescenta.
O coordenador da graduação em Desing de Moda do UniSenai PR, Edson Korner, explica que além de possibilitar relacionamento e networking, o Fashion Innovation Summit se apresentou como um cartão de visitas, oportunizando aos alunos ampliar horizontes em relação ao mercado da moda envolvendo tecnologia e indústria 4.0.
“Trouxemos tecnologia e tudo o que existe de mais moderno no mercado nacional e internacional quando falamos em trabalho de indústria 4.0 para o mercado da moda. A nossa parceria com a Audaces possibilitou aos nossos alunos vivenciarem experiências práticas e verdadeiras, aplicadas hoje no mercado. Essa aproximação com os profissionais que fazem a indústria da moda acontecer é incomparável e com toda certeza faz a diferença quando falamos em formação com foco em experiências práticas voltadas para mercado de trabalho”, afirma.
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